Queria dar um significado mais amplo para meu trabalho artístico.
“…quis também realizar atividades sociais voluntárias, onde pudesse estimular as crianças à prática da leitura, escrita e produção artística.”
“Projeto VIDA” em 2022
Em setembro de 2022 iniciamos o Projeto VIDA de educação ambiental na Escola Municipal Maria do Carmo Soares no Camburi em Ubatuba. Parceria com o grupo Tamoio de Ubatuba , onde estamos construindo novos saberes sobre Biodiversidade e Vida.
Unindo o projeto “Quem mora comigo?” com o projeto de educação ambiental do Tamoio o “Despertar para a Vida “de Daniela de Paiva Casadei e Lidi Keche da coordenação.
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“Quem mora comigo?” em 2021- 2022
O objetivo do projeto “Quem mora comigo?” é sensibilizar crianças e seus familiares sobre a importância da biodiversidade para a vida no nosso lar, o planeta Terra. Dialogando sobre a compreensão que elas têm da biodiversidade e do nosso papel e ações possíveis para sua manutenção. Projeto desenvolvido em 2021 na Escola Municipal “Professor Honor Figueira” em Itamambuca – Ubatuba. Em 2022 na Escola Municipal Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral no Pereque Açu em Ubatuba, realizado em parceria com o grupo de educação ambiental do Tamoio de Ubatuba.
“A Vida de Georgina – Conhecendo o Manguezal” em 2021- 2022
A iniciativa da nova edição do livro a “Vida de Georgina” de autoria de Marlene Giraud, caicara de Ubatuba, foi possível devido às parcerias articuladas por Lidi Keche do grupo Tamoio de Ubatuba. A elaboração do e-book “A Vida de Georgina -Conhecendo o Manguezal” fomenta a questão da importância, o cuidado e a proteção das nossas áreas de mangues, com um conteúdo de Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal adaptado à linguagem infantojuvenil.
A história retrata Georgina, uma guaiamum, e suas amigas que enfrentam os desafios para se manterem vivas em uma área de manguezal que além da sua importância é berçário para diversas espécies de animais. A edição do livro foi tecida por uma rede colaborativa formada por pessoas e organizações unidas em torno da proteção do manguezal.
O projeto contou com apoio técnico de Carla Beatriz Barbosa e Paulo Sri Pires, Rosana Gaeta (arte e edição), Martina Medina (assistente de edição), Tadeu Fischer (fotografia), Angelina Pagés Ribas (revisão), Lidi Keche e Roberto Francine Junior (conselho editorial), além da organização das ONGs Terra Guaiamum, Tamoio Ubatuba e Instituto Argonauta, e apoio de Nativo Caiçara da Barra Seca, Rede Litoral Norte SP de Manguezais, Associação Cunhambebe, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
“Oficina virtual no Festival Saber Criativo de Ubatuba” em 2021
Sensibilizar crianças de 8 a 12 anos a escolherem um tema sobre o cuidado, podendo ser consigo própria, a família, amigos, casa, escola, meio ambiente ou o que elas considerarem importante para inventarem uma história e produzirem um pequeno livro ilustrado. Usando como demonstração o passo a passo da construção de meu livro “Depois da Chegada da Arca de Noé” que tem como o tema central a cultura do cuidado.
“Cuidar é Legal” em 2019
O objetivo do “CUIDAR É LEGAL” é dialogar com crianças de 6 a 11 anos sobre a cultura do cuidado, do respeito a si próprio, ao próximo e ao meio que nos cerca. Iniciando com a contação da história e doação do livro “Depois da chegada da arca de Noé”.
Desenvolvendo atividades de forma participativa tendo como caminho primeiro a explicação da produção artística tanto escrita como a ilustração de meu livro, e depois a construção de novas histórias pelas crianças, possibilitando a elas suas próprias produções literárias e artísticas sobre a cultura do cuidado.
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Cartilha “Sobre o que estamos falando” em 2017
A cartilha “Sobre o que estamos falando” foi base para o projeto de educação ambiental sobre a importância de reserva ambiental marinha, com crianças em Ubatuba -SP. Quatro personagens principais, faziam parte da história, uma menina, a tartaruga, uma gaivota e uma toninha. A parte final da história foi fruto do trabalho de pesquisa das crianças e foi narrada por elas em formato de rap. Estes raps foram apresentados aos pais e a escola no final do ano.
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“A galinha d’angola a cobra coral e a toninha em Ubatuba” em 2014
Trabalho educativo do projeto Mar e Cidade do bem Comum, com crianças de Ubatuba com contação de duas histórias: Adaptação da história o “Boto Boliviano e a Toninha no Brasil” autoria Rosana Magalhães Gaeta e a “Merendeira Feliz” de autoria das nutricionistas da prefeitura de Ubatuba.
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“O boto boliviano e a toninha no Brasil” em 2012
“Crianças, observem o rio, ele não está parado! Para onde ele está correndo?
E a maioria delas respondeu: – Para o esgoto!”
A resposta foi de crianças com menos de cinco anos participando de nossas atividades no dia 21 de set no Parque do Carmo em SP.
Trabalhar a percepção de um mundo sistêmico, o encontro das águas com o mar, mostrar a beleza das toninhas, os riscos que elas enfrentam para viver e como podemos cooperar na sua conservação é objetivo do “O boto boliviano e a toninha no Brasil” desenvolvido por uma equipe que envolve voluntários e trabalhadores de vários setores.
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