Pular para o conteúdo

O MAR, PORQUE E COMO CUIDAR

Em janeiro de  2013, estivemos visitando o Projeto Toninhas da UNIVILLE, em São Francisco do Sul – Santa Catarina no Brasil. Fomos recebidos pela Beatriz Schulze Bióloga do Projeto Toninhas, a qual nos mostrou todo o espaço educativo e nos explicou  ações  do projeto http://www.projetotoninhas.org.br/

Um orgulho enorme ter conhecido um pouco do magnífico  trabalho em rede interinstitucional que eles desenvolvem. Realmente vale a pena conhecer , compartilhar, e cooperar!!Beatriz nos concedeu uma entrevista, que irá abrir esta nova página deste blog.

Rosana:- Qual a relação do mar nas nossas vidas?

Beatriz:- O mar, além de ser uma importante fonte de alimento e recursos biológicos, é também uma via importante de transporte, principalmente internacional. É do subsolo marinho que é extraído a maior parte do petróleo brasileiro, além de outros inúmeros minerais e matérias primas.

Rosana: – O que significa para as nossas vidas, a extinção de uma espécie marinha?

Beatriz:- Cada espécie ocupa um lugar no ambiente e assim, na cadeiatrófica, e esta tudo dentro de um equilíbrio, a extinção de uma espécie, que significa a retirada de um componente desta cadeia, leva a um desequilíbrio afetando as nossas vidas. A toninha uma das menores espécies de golfinho do mundo, e a única ameaçada de extinção no Brasil, é um predador de topo de cadeia, atuando na manutenção dos estoques pesqueiros das espécies que ela se alimenta. 

Rosana:- Como um cidadão, que mora longe da praia pode cooperar na defesa das Toninhas?

    Beatriz: – Pode cobrar das autoridades medidas efetivas para a defesa da vida marinha e das toninhas, como saneamento básico, medidas contra as capturas acidentais na pesca, ações para evitar a perda do habitat provocada pela poluição e a ocupação irregular das margens costeiras.

 Indiretamente temos muito que fazer como reciclar o lixo, o óleo, economizar água e energia, atitudes normais do dia a dia.

            Equipe do Projeto Toninha em especial a BEATRIZ  nosso MUITO OBRIGADA!!!

   


Beatriz Schulze do  Projeto Toninhas UNIVILLE
São Francisco do Sul- -foto Rosana Gaeta