por Rosana Gaeta
28-12-202
Escola Municipal “Professor Honor Figueira”
Construir um livro é um longo e delicioso trabalho, quanto mais quando se tem o objetivo de utilizá-lo como ferramenta para ações de educação ambiental com crianças. Foi assim que ao término do livro “Quem mora comigo?” a autora apresentou o projeto que leva o mesmo nome do livro, à direção e coordenação pedagógica da escola Escola Municipal “Professor Honor Figueira” em Itamambuca -UbatubaSP. Esta por sua vez abraçou o projeto com sugestões e apoio, potencializou suas atividades, definindo como participantes para 2021 as quatro classes do primeiro e segunda ano, 1A, 1 B, 2A, 2B.
O objetivo do projeto “Quem mora comigo?” : –Sensibilizar crianças e seus familiares sobre a importância da biodiversidade para a vida no nosso lar, o planeta Terra. Dialogando sobre a compreensão que elas têm da biodiversidade e do nosso papel e ações possíveis para sua manutenção.
As atividades foram desenvolvidas no período de 26 -11 a 11-12-2021 em sala de aula e atividade externa em visita ao Museu da Vida Marinha- Instituto Argonauta-Ubatuba.
Atividades em sala de aula foram:
1) Contação da história do livro “Quem mora comigo?”
2) Desenhando ações de cuidado e proteção à biodiversidade.
No dia 12-11-2021a escritora Rosana Gaeta contou a história do livro “Quem mora comigo?” para as quatro classes. Cada criança teve em mãos um exemplar do livro para acompanhar a história. Sendo depois doado para a escola 5 exemplares .
Nesta atividade, foi estimulado a observação de maneiras diferentes das espécies da mata atlântica, do oceano, manguezal e da cidade. Como por exemplo, a busca de animais no livro, contagem de pássaros e ouvir o canto da baleia Jubarte.
As crianças dialogaram sobre sua compreensão e dúvidas da história e a importância do cuidado com o lixo para a manutenção da biodiversidade e proteção da Toninha ameaçada de extinção. Após esta interação foram convidadas a desenhar uma espécie de animal que não estivesse presente no livro. Foi um desafio visto que a história foi contada somente uma vez, mas as crianças foram estimuladas a rever o livro para tirar dúvidas.
Alguns dos desenhos realizados pelos alunos a partir de seus conhecimentos próprios
Visitando o Museu da Vida Marinha-Instituto Argonauta
O Museu da Vida Marinha em Ubatuba- Instituto Argonauta, apresenta uma linha histórica da vida nos mares e o impacto destruidor que o lixo vem causando. Antes da visita, a autora deste projeto, apresentou a proposta dos trabalhos às monitoras e coordenadora do Museu para construir um elo de ligação entre as ações educativas.
A visita foi agendada pela direção da escola e dividida em dois dias, juntando os primeiros anos e segundo em datas diferentes, 17 e 18 de novembro.
A motivação e a participação dos alunos, corpo docente e a escritora foi positivamente impactante.
Visita ao Museu da Vida Marinha-Instituto Argonauta
Apresentando propostas de ações
No dia 22 de novembro foi realizada atividade em sala de aula para os alunos desenharem propostas de ações de cuidado e proteção a biodiversidade.
Abaixo algumas destas expressivas e importantes ideias em forma de desenhos.
Fechando o projeto
Vários trabalhos foram expostos na feira de ciência da Escola Municipal “Prof. Honor Figueira” no dia 11 de dezembro, onde a coordenadora pedagógica organizou a apresentação por etapas do projeto.
Foto: Exposição do projeto Quem mora comigo, cavalete com exemplares do livro e nas páginas em sulfiteapresentando as etapas do projeto, abaixo trabalhos artísticos desenvolvidos na escola dentro de um outro projeto, o de observação de pássaros e animais.
O resultado de todo o projeto foi espetacular, tanto corpo docente quanto alunos e a escritora puderam expressar ideias e sentimentos em relação ao cuidado com a vida em nosso lar o planeta Terra.
Num contexto de pandemia e com o retorno as aulas, este projeto pode potencializar elos entre alunos e professor, valorizar o aprendizado dentro de um Museu de nossa cidade e mostrar aos pais, na feira de ciência, a importância dos livros e as sugestões dos alunos para a manutenção da vida.
É imensa a satisfação de poder ser recebida e apoiada por uma direção de escola onde se respira a seriedade e o compromisso com a educação infantil. Foi uma honra estar contribuindo voluntariamente com estas ações. Esperamos dar continuidade em 2022.
Foto na feira de Ciências, direção da escola, professoras e a escritora participantes do projeto “Quem mora comigo?”
#educação
#educaçãoambiental
#biodiversidade
#salveoplanetaTerra
#sosoceanos
#sosToninhas