fonte ICMBio em Foco – nº 449
No ultimo dia 25 de novembro de 2017, a Esec Tupinambás participou da Feira de Ciências da Escola Municipal Profa Renata Castilho da Silva, no município de Ubatuba (SP). A programação do evento incluiu palestras, rodas de conversa, música, dança, capoeira e apresentação de teatro.
A Feira de Ciências foi coordenada pela direção da escola, com o apoio da Fundart-Ubatuba e da Esec Tupinambás, que ficou responsável pelas atividades relacionadas à educação ambiental.
As crianças do 5º ano apresentaram um rap que abordava a importância da conservação da biodiversidade marinha, contando com o suporte do analista ambiental Geraldo Ottoni Neto e da voluntária Rosana Magalhães Gaeta. Também foi publicada a cartilha “Sobre o que estamos falando”, construída pelo ICMBio em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. O material traz ilustrações feitas pelos próprios alunos.
Alunos da Escola Municipal Profª Renata Castilho Silva: multiplicadores de boas práticas ambientais
A Escola Municipal Profª Renata Castilho da Silva, em parceria com a Esec, vem desenvolvendo um projeto-piloto de conservação do meio ambiente associado à educação, com o intuito de formar multiplicadores de boas práticas ambientais, uma vez que a grande maioria dos estudantes são filhos de pescadores e marinheiros.
Projeto de Educação Ambiental em Ubatuba -SP
por Rosana Gaeta
A E.M Profª Renata Castilho da Silva em Ubatuba SP em 2017, está desenvolvendo um projeto piloto de conservação do meio ambiente associado a educação, com o intuito de nos tornarmos multiplicadores de boas práticas ambientais em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ESEC Tupinambas e Refugio da Vida Silvestres de Alcatrazes.
Este projeto proporcionou as visita às ilhas de conservação ambiental como das Cabras, Palmas e Anchieta com os alunos do 5º ano e equipe escolar.
Coordenadores do projeto ICMBio ESEC Tupinambás e Refugio da Vida Silvestres de Alcatrazes. : Geraldo de França Ottoni Neto, voluntaria Rosana Magalhães Gaeta.
Diretora da escola – Marli Cruz, Coordenadora pedagógica – Andréa Burgemeister, Professora – Egle Carbonari -Alunos do 5º ano do Ens. Fund.
————————————————————————————————————–
Cartilha “Sobre o que estamos falando”
Cartilha “Sobre o que estamos falando” que foi base para o projeto de educação ambiental descrito acima. Quatro personagens principais, faziam parte da história, uma menina, a tartaruga, uma gaivota e uma toninha. A parte final da história foi fruto do trabalho de pesquisa das crianças e foi narrada por elas em formato de rap. Estes raps foram apresentados aos pais e a escola no final do ano. O objetivo deste trabalho foi divulgar as Unidades de Conservação como ferramentas de proteção da Biodiversidade e como foco de ações de conservação marinha e costeira, a interação entre os técnicos, voluntários do ICMBio, as professoras, os alunos, a direção e os funcionários da escola evoluiu participativamente para a construção de expressões artísticas que despertaram nos envolvidos e nos que assistem, a importância de ações para a defesa do ambiente em que vivemos, ações que apesar de pequenas se consideradas individualmente, podem fazer a diferença quando somadas. Esta cartilha teve apoio do Aquário de Ubatuba e do projeto Tamar.