Filhote de baleia jubarte morre vítima de rede de pescadores em Guarujá
fonte : http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/01/filhote-de-baleia-jubarte-morre-vitima-de-rede-de-pescadores-em-guaruja.html
Animal foi visto nadando em praia há poucos dias.
Baleia fêmea foi atendida pelo Instituto Gremar.
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na areia da praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (1). Segundo biólogos, o animal foi vítima de rede de pescadores. Na última sexta-feira (27), o filhote de baleia foi flagrado nadando na praia da Enseada, também em Guarujá.
A baleia, que tem aproximadamente 7 metros, ficou presa em uma rede de pesca, encalhou e morreu. O animal foi encontrado por banhistas na praia de Pernambuco, uma das mais conhecidas da cidade. A baleia permaneceu na praia até a manhã desta quinta-feira (2), pois, como a praia estava lotada de turistas, ela precisou ser rebocada até o Mar Casado e uma empresa de limpeza urbana removeu a baleia. O animal foi atendido pelo Instituto Gremar.
Biólogos afirmam que o filhote encontrado morto seja o mesmo que estava nadando na praia da Enseada, também em Guarujá, na última sexta-feira, por ter as mesmas medidas e se tratar de uma fêmea, como a que foi encontrada anteriormente. “O animal foi avistado com vida atrás da Ilha das Cabras pela equipe do projeto Laje Viva, dias atrás, sozinho. A mãe não foi localizada. Não sabemos se a mãe morreu ou abandonou o filhote”, afirma a bióloga Andrea Maranho.
Perigo:
Em entrevista ao G1 no último sábado, o biólogo Guilherme Kodja temia que o animal pudesse morrer. “Esse filhote não pode ficar sozinho, caso contrário ele vai encalhar ou algo vai acontecer. Ele pode morrer. Há seis meses, parece que teve o registro de uma baleia dessa espécie. Estamos tentando checar isso. Se for confirmado, pode ser que mãe e filhote tenham se separado. Vamos correr atrás disso para saber se há essa relação”, encerra.