Seminários encerram o primeiro ano do projeto Litoral Sustentável- São Paulo
Os dois eventos realizados na Baixada Santista e Litoral Norte apresentaram a população os principais dados do Diagnóstico Regional realizado pelo projeto em 2012
Bianca Pyl, equipe de Comunicação do projeto e fotos de Diana Basei
O projeto Litoral Sustentável finalizou o ano de 2012 com a apresentação do Diagnóstico Regional em dois eventos, um voltado para a Baixada Santista e outro para o Litoral Norte. O objetivo era apresentar o Diagnóstico Urbano Socioambiental Participativo que realizou em 13 municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista. Esta iniciativa está integrada ao projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social e tem por objetivo construir coletivamente um programa regional de desenvolvimento sustentável para os municípios e para região. Em 2013 serão realizados seminários temáticos, além de audiências públicas para a apresentação dos programas regional e municipais.
Os seminários contaram com a participação de mais de 200 pessoas, entre integrantes de organizações da sociedade civil, do empresariado, representantes da Petrobras, integrantes das prefeituras dos 13 municípios e do governo do estado. Na Baixada Santista o evento aconteceu em Santos, no dia 14 de dezembro, e no Litoral Norte, a cidade de Caraguatatuba recebeu o evento no último dia 20 de dezembro. Os participantes dos seminários se dividiram em grupos temáticos para aprofundar a discussão e contribuir, ainda mais, com os dados apresentados pelo projeto.
O foco do debate foram os desafios e possibilidades que as regiões da Baixada Santista e Litoral Norte devem enfrentar para crescer de forma sustentável. “Vamos continuar os debates com gestores, segmentos da sociedade civil e governos estadual e federal, tudo para pensar em como podemos enfrentar os impactos que já estão acontecendo nessas cidades, devido aos diversos investimentos que têm ocorrido”, comentou Nelson Saule Jr., coordenador geral do projeto Litoral Sustentável. Dentro do trabalho de pesquisa, o processo de leitura comunitária realizado com os moradores apontou que a população tem expectativa de participar das definições e dos rumos do desenvolvimento para também ser beneficiária das riquezas produzidas.
De acordo com o coordenador do projeto, o Pólis buscou apresentar uma visão mais integrada do litoral que permita aos governos, à sociedade civil e ao próprio Pólis pensar soluções conjuntas para a Baixada Santista e o Litoral Norte para questões como regularização de área fundiárias em áreas de proteção especial, mobilidade pública e destinação dos resíduos sólidos. “O desafio é articular a diversidade das atividades econômicas com o potencial ambiental, a inclusão social e outras atividades estratégicas nacionais, como a atividade portuária e de exploração de gás”, explicou, lembrando que em 2013 a sociedade construirá uma versão preliminar do Programa de Desenvolvimento Sustentável Local e Regional.
A equipe do Instituto Pólis apresentou a leitura comunitária com oito aspectos em comum no litoral, apontado pelos moradores ouvidos pelo projeto. A apresentação da leitura técnica foi dividida em 5 temas: áreas ambientalmente protegidas; polarização e distribuição socioeconômica; dependência do veranismo e sua articulação com o Turismo; grandes projetos para a integração territorial e sustentabilidade; e instrumentos de gestão territorial regional e municipais.
Durante os seminários foi apresentado o primeiro vídeo de uma série este é o primeiro vídeo de uma série que vai abordar temas sobre a realidade do litoral paulista para contribuir com a construção do programa de desenvolvimento sustentável para a região. Assista ao vídeo e ajude na divulgação. Os dois eventos tiveram transmissão online e contaram com a participação de mais de 120 internautas.
Saiba mais
Confira o que foi apresentado no seminários e veja também o Boletim Regional com os principais aspectos do diagnóstico no site do projeto Litoral Sustentável http://litoralsustentavel.org.br/o-que-e-o-projeto/